terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

30. O que é um caracol? e uma joaninha?





Afinal o que são estes caracóis?


São moluscos, acho eu...


Segundo a Wikipedia Caracóis são moluscos gastrópodes terrestres de concha espiralada calcária, pertencentes à subordem Stylommatophora, que também inclui as lesmas.


São animais com ampla distribuição ambiental e geográfica e respiram através de um pulmão.
As diversas espécies de caracóis, ou «escargots», distinguem-se especialmente pela concha que é, na verdade, o esqueleto externo do animal. Essa concha é feita com cálcio e pesa pouco mais de 1/3 do peso total.
Podem caminhar cerca de 5 metros por hora e produzem uma trilha viscosa que na verdade funciona como lubrificante que facilita o deslocamento.
Os caracóis não tem audição e utilizam especialmente os sentidos do tato e do olfato que se situam em todo o corpo mas principalmente nas antenas menores já que pouco conseguem ver com os olhos situados nas pontas das antenas maiores.
Ao lado da boca fica o aparelho genital (?! ao lado da boca...) e a entrada e saída do ar dos pulmões, o pneumóstoma, fica por baixo da concha. (Isto deve dar-lhes um mau hálito colossal!)
Os caracóis terrestres são encontrados em ambientes de solo húmido, não encharcado, e são difíceis de ser observados durante o dia, pois, 99% de suas atividades ocorrem durante a noite. Duas a três horas após o anoitecer os caracóis já podem ser observados em atividade.(Ah! Foi por isso que disseste que eram uns animais esquivos)
Os caracóis são animais hermafroditas incompletos, ou seja, cada um possui os 2 sexos, mas precisam de um parceiro para realizar a cópula e a fecundação.
Formam casais e copulam em média 4 vezes por ano num contato que pode durar até 10 horas. 
Safa! Ainda se divertem mais que vocês hein, Nemo?
Canudo! Tu ficaste obcecado com isso não ficaste? Olha, temos pena!
Estes animais são considerados petiscos em Portugal e em França, surgindo principalmente nos pratos nos meses sem "r"
Petiscos?! Que mania que vocês têm de tudo comer...

Tudo não! Por exemplo não comemos gafanhotos... bem não comemos aqui, mas há quem coma. Olha não comemos joaninhas!

Joaninhas?! já ouvi esse nome... J, O que é uma joaninha?
Joaninha voa, voa, vai ter com teu pai a Lisboa...


Ó Abre se é para vires com outra das tuas cançonetas parvas faz favor de estar calado!  J?

Joaninha é o nome popular dos insectos coleópteros da família Coccinellidae. Os cocinelídeos possuem corpo semi-esférico, cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa que geralmente apresenta cores vistosas. Podem medir de 1 até 10 milímetros, vivendo até 180 dias.


Tadinhas!... 180 dias??!!
As joaninhas são predadores no mundo dos insectos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta,pulgões, piolhos da folha e outros tipos de insectos, a maioria deles nocivos para as plantas. 
Comem... piolhos?! (acho que estão a descer na minha consideração...)

Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores. Apesar da grande utilidade, estes insectos sofrem ameaça dos insecticidas utilizados pelos agricultores nas suas plantações, embora a maioria das espécies não seja considerada como ameaçadas.
Rodolia cardinalis, originária da Austrália, que apresenta élitros de coloração vermelho-sanguínea decorados com manchas pretas. Foi introduzida em várias partes do mundo para combater cochonilhas que atacam os pomares. Também é conhecida pelo nome de joaninha-australiana

Conclusão: As Joaninhas são bonitas e vistosas mas um bocado... badalhocas! (Comem piolhos?!) Como as aparências podem ser enganosas... 

Mas olha que há piores! Os escaravelhos por exemplo comem merd@!
Cala-ta pá! (Só me dão desgostos neste planeta, chuif!)


2 comentários:

  1. Obrigada pela lição de biologia relativamente à minha identificação cibernáutica.
    Como ET não sei se percebes que os humanos têm a mania de pensar em assuntos abstractos (sem acordo ortográfico) e utilizam muitas vezes nos seus discursos escritos ou imagináros aquilo a que dão o nome de "figuras de estilo" no estudo da Língua Portuguesa.
    Percebo que para um ET estas coisas não sejam fáceis de entender mas vais ter que te habituar a estas palermices terráqueas se te queres mesmo ambientar ao "people". :P

    Mas fizeste um bom trabalho de casa. Não sei se sabes que os escaravelhos andam com uma bola de "merd@" a rebolar à frente deles... :D

    ResponderEliminar
  2. hmmm... a lição de biologia foi tão chata que nem deu para ler até ao fim, hein? Onde se aborda «en passant» a temática dos escaravelhos... por acaso acrescento que eles rebolam a tal bola com as patas traseiras pelo que não sei se se pode dizer que a levam à frente deles... ou se eles vão a andar para trás... ou se... ... olha, estou cansado!

    ResponderEliminar