quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

35. O poder da mediocridade

Agora que o Abrenuncio saiu aproveito para vos vir aqui colocar uma questão:

Porque valorizam vocês, humanos, tanto a mediocridade?!

Reparei que as pessoas «certinhas» que cumprem, que são produtivas, normalmente são ignoradas  e ninguém lhes dá o devido valor. 

Venha, porém, uma daquelas pessoas que nunca cumprem, são umas «baldas», não fazem nada bem à primeira e não querem saber dos impactos nos outros, venha uma pessoa dessas, dizia eu, e um dia, numa determinada ocasião, faça algo bem feito e meus senhores! Que coro de elogios, nasceu uma estrela... só porque, por uma vez, fez o que devia fazer sempre, e comportou-se como devia.

Mas voltemos à pessoa «certinha», cumpridora... num dia daqueles em que as coisas correm mal, dá uma «argolada» faz algo disparatado - pela primeira vez em muito tempo de trabalho impecável - Aqui d'el rei que toda a gente quer crucificar, toda a gente deita abaixo... 

Mas isto é o quê?! O elogio da mediocridade?! Aquele medíocre que por uma vez faz algo bem feito é o herói enquanto o cumpridor  que por uma vez tem um deslize e faz algo mal feito é uma besta!?

Ah! Pois! Vão-me dizer que temos o dever de apoiar psicologicamente o medíocre para o motivar a fazer melhor...  Então e o outro?! Qual a justificação «psicológica» para arrasar, desmotivar e ser estupidamente injusto para com aquele que quando faz o seu trabalho como deve ninguém nota, ninguém elogia - ah!... ao fim ao cabo não faz mais que o seu dever, não é?

Isto tem um impacto que me parece que as pessoas não se apercebem - O medíocre, continuará a ser medíocre e a comportar-se como tal, com uns lances «normais» de (muito) tempos a tempos, para ser elogiado e quem sabe se até premiado, enquanto o cumpridor se sentirá cada vez mais desmotivado e começará a tender, por sua vez, para a mediocridade...

Isto é normal?!


Digam lá com franqueza... isto é normal?!





Sem comentários:

Enviar um comentário